Quando em Roma...

domingo, 29 de junho de 2008

Ali estava eu.

Cercado de romanos por todos os lados, pisando em solo de Roma. Eu, um bárbaro exógeno ao povo de Julio César, esquecendo (ou tentando esquecer) os costumes e tradições da minha raça, e procurando, uma vez estando em Roma, fazer como os romanos.

Evidente que, para fazer como os romanos, há de saber como os romanos. Conhecer sua arte, sua música, sua cultura, seus costumes. Sua comida. Seus dias e noites, suas festas.

Ora ainda, para fazer como os romanos, há de ver como os romanos. Encarar o mundo e as pessoas como eles o fazem.

Para realmente fazer como os romanos, enfim, há de sentir-se romano.

E lá estava eu, um bárbaro exógeno. Exógeno bárbaro, visivelmente destoante da multidão, tentando enganar a mim mesmo e a todos, que sei fazer como os romanos, sei ser um deles.

Mas a minha bárbara origem não se deixa esconder.

2 desavisados navegantes responderam:

Henri com "i" disse...

para estar no meio dos Romanos, caro amigo, é preciso ser Obelix!

e se for a bebida que vai tirar isso da consciência, que ela também sirva para para gritar bem alto aos amigos: "abraça-me"

Unknown disse...

Só passei para dar um Oizinho!!!
E esta na hora de atualizar!!!
Bjinhos
Fran